segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A Jade de antes e a Jade de agora...

Astrogildo é um homem de meia idade, traumatizado por ter sido rebaixado 3 vezes de cargo na empresa. Casado com uma mulher bem sucedida e frustrado por nao ser o "macho" que sustenta tudo dentro de casa, ele se revoltou contra as mulheres na empresa em que trabalha e desconta nelas toda a sua raiva por nao ser o homem que gostaria de ser.

Jade, uma menina bem educada, que aprendeu com seus pais a sempre tratar os outros bem, nao importa a situacao, teve o azar de ter que trabalhar bem ao lado do Astrogildo.

...

Já imaginam a novela, né?
____________________________________________________________________________

Meu primeiro ano trabalhando aqui foi bem frustrante. Infelizmente caí de gaiato no mesmo departamento que o Astrogildo e o Asdrúbal, duas pessoas que faziam questao de me colocar pra baixo (nao somente a mim, mas também a Robervalda, que se tornou uma ótima amiga. Somos as únicas mulheres do departamento.), e eles me diziam coisas do tipo "você nao tem capacidade para falar nosso idioma" (detalhe que o Astrogildo é gago, ninguém entende o que ele fala, mesmo ele sendo alemao), e coisas do tipo "você é uma asozial" (asozial = redneck, pessoas que vivem de ajuda do governo e nao querem trabalhar).
No comeco eu me calava, chorava sozinha em casa, segurava a língua por medo de ser demitida. Quem me conhece sabe bem que eu nao consigo ser grossa com ninguém, nao conseguiria ir pra cama imaginando que magoei alguém por algo que eu tenha falado. Alguns me chamam de boazinha, outros, de idiota.
Pois bem, após 2 anos ouvindo esse tipo de coisa, servindo café, chorando as pitangas, eu provei que nao era a burra que eles achavam que eu era, e arranjei outro emprego, melhor, com mais credibilidade.
Asdrúbal está puxando meu saco até umas horas... acho que ele quer que eu mande o currículo dele pra lá também (o que nao vai acontecer, nem que me paguem em barras de ouro que valem mais do que dinheiro). Já o Astrogildo, bem... Astrogildo tentou montar em mim essa semana e eu percebi que eu mudei. A Alemanha me deixou mais impaciente e um bom exemplo disso é a situacao descrita a seguir:

Jade chega meia hora atrasada na sexta feira, após uma consulta no dentista. Astrogildo percebe e, como sempre, pergunta:
- Boa tarde, né Jade! Por que chegou atrasada dessa vez?
Em qualquer outra situacao, eu teria me desculpado, mostrado atestado médico fazendo a Marimar compartilhando minha sofrência. Mas ao invés disso eu respondi:
- Isso nao é da sua conta. Já acabou todo o servico ou foi promovido à supervisor do expediente, anotando o horario em que todo mundo chega?
Astrogildo ficou quietinho, quietinho, quiet............ e voltou pra mesa dele.

Em qualquer outra situacao eu me sentiria culpada, pediria desculpas, mandaria uma cesta de muffins com a mensagem "Perdao pelo vacilo", mas nao dessa vez. Dessa vez foi merecido, por todos os maus momentos que eu tive nessa empresa, que nao foram muitos, porém todos causados por ele.

O convívio com os alemaes te deixa mais durona, mas nao te faz perder a educacao. Eu aprendi nesse tempo aqui que ninguém tem o direito de te rebaixar, diferente do que tinha aprendido no Brasil, pois passei por situacoes piores as quais tive que engolir calada.

Bom, essa é a história da semana, curtiram?

Se quiser acompanhar um pouquinho mais da minha vida aqui na Alemanha, curta a página no FACEBOOK e se inscreva no meu CANAL. A gente se fala em breve! :)

Bis Bald!

(Texto sem acentos pois escrevo do pc do trabalho)







4 comentários:

  1. Jade voce eh tao classuda! Eu ja teria mandado na primeira, alias, eu mandei, por isso vivo na europa e nao no Brasil mais ahahahah!
    Voce eh linda! Felicidades e manda beijo pra mim no proximo video???? Tipo xuxa ! Saca?

    ResponderExcluir
  2. Nossa.... Q historia hein...?
    Mas é assim mesmo gata.... A vida é cheia de altos e baixos.... E as vezes encontramos pessoas que nao querem o nosso bem... Mas como voce ja sabe tudo pra vc vai dar certo... Nao so eu ... Mas muita gnt desej o melhor pra voce....
    Boa sortr

    ResponderExcluir
  3. Oi Jade! Vc voltou a atualizar seu blog! Em primeiro lugar, parabéns pelo novo emprego! Te acompanharei por aqui tbm! Adoro falar e trocar experiências sobre mercado de trabalho, carreira e etc, mas poxa vida...vc também passou por perrengues na empresa aí na Alemanha :(. Eu trabalho aqui no Brasil como analista/desenvolvedora de software e às vezes também acho injusto o comportamento desses Astrogildos da vida...Bem, comigo foi diferente.. Nas empresas onde trabalhei, às vezes me passavam tarefas inviáveis por eu não ter um cargo de gestão e ser uma funcionária júnior....Como por exemplo especificar e desenvolver funcionalidades que não eram prioritárias nos sistemas e etc... Eu também não tinha autonomia para conversar diretamente com os clientes para entender quais eram as reais necessidades deles e etc...Quando eu questionava algum superior e tentava justificar o motivo de não realizar as tarefas "na hora", o que acontecia era todos os outros funcionários me excluírem do almoço, do café e etc..O que me deixada para baixo! Bem, no final acho que tudo dá certo! Boa sorte e SUCESSO =^.^=

    ResponderExcluir

Falaew!