segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Turismo na Alemanha - O que é necessário???

Ano passado tomei a decisão de visitar a Alemanha sozinha. Queria ter total certeza de que esse era o lugar certo para começar uma nova etapa da minha vida.

Com essa decisão, vieram muitas dúvidas.. E a principal era: O que eu preciso para entrar na Europa?

Uma garota de 23 anos, que só fala inglês, passaporte nunca carimbado, pronta para se encontrar com alguém que só conhecia pela internet... Creio que o meu maior medo era ser deportada!!! Comecei a pesquisar, e, com isso, fechei a lista de documentos necessários para visitar a terra do chucrute! Não deu outra, entrei no país sem problema nenhum, e todos me trataram muito bem!!

Vamos à lista?

- Passagens aéreas de ida e volta: Eles não permitem entrada de turistas sem a volta comprada;
- Seguro viagem próprio para a Europa: O meu eu fiz pela Mondial Assistance, saiu em torno de 160 reais por 15 dias, e eles parcelam tambem!!! (http://www.mondial-assistance.com.br/);
-Comprovante de estadia/hospedagem: Se por acaso você estiver planejando ficar na casa de algum amigo, tem que pedir para ele fazer uma carta convite, em alemão e inglês, se responsabilizando pela sua estadia, alimentação e qualquer outro problema que houver durante a sua viagem. Essa carta  tem que ser assinada, portanto, peça para ele te mandar por correio antecipadamente! (Uma amiga minha foi visitar a avó em Lisboa e quase foi deportada por não ter essa carta!)
-Dinheiro: O mínimo necessário são 50 euros para cada dia de viagem.. Eu levei 1000 euros para 15 dias em abril, e fiquei hospedada na casa do meu namorado. Consegui fazer muitas compras e não passei aperto!!! Aconselho dividir o dinheiro entre moeda e  travelcard... É mais seguro, e se você for assaltado, ainda terá dinheiro guardado.

Criança feliz após as compras!!!

Dentro da mala eu levei algumas coisinhas brasileiras, como uma garrafa de 51, que usei para embebedar os alemães com a verdadeira caipirinha.. hehe... e não tive problemas com isso também..

**Sobre passagens aéreas**

Em abril, comprei a ida pela KLM e a volta pela AirFrance, com pausa de 14 horas em Paris. NÃO FAÇAM ISSO!! Me empolguei com a idéia de conhecer a Torre Eiffel, me perdi em Paris as 5:30 da manhã, com mendigos me encarando, e passei muito medo! No final deu tudo certo (conto essa história outro dia), mas não vale a pena correr o risco.
Para a viagem de dezembro, comprei ida e volta pela KLM, e ficarei segura e quentinha no Aeroporto de Amsterdam até chegar meu vôo!!
Em abril elas custaram 1800 reais.. e agora para dezembro (alta temporada), custaram 2800.. Comprei em agosto e dei muuuuita sorte!!! Chequei as mesmas passagens para agora, e estão custando quase 7.000 reais!!!! Comprem com atencedência, a KLM parcela, e você consegue viajar sem dívidas e sem preocupações =)

Sobrevoando a França.. a caminho de Amsterdam..
Toda perdida em Paris.. hehe

Já providenciei meus documentos para a viagem de dezembro... E se alguém tiver dúvidas, pode me perguntar, pois com todas essas pesquisas, aprendi bastante =)
_________________________________________________________________
***ATUALIZAÇÃO 19/09/13***

Postei o modelo da carta convite na page do blog no facebook!
Abra a foto em outra aba e dê zoom, está bem legível!!!!
_________________________________________________________________
Lembrando que esses são os procedimentos para Turistas, que ficarão na Europa por, no máximo, 3 meses!  Mais do que isso, você precisa pesquisar sobre Vistos, no consulado do próprio país... =)

Em breve postarei mais novidades!!! Faltam 37 dias para as férias na Alemanha!!! OBA!!!

Bis bald!!! =)






65 comentários:

  1. Gostei muito do post, mas ainda tenho dúvidas: eu vou visitar meu namorado que é alemão em setembro. Ele deve escrever na carta convite que somos namorados? Ou a imigração pode implicar e achar que eu quero ficar de vez? É melhor ele escrever que é meu amigo? Eu vou voar do RJ para Frankfurt e lá fazer uma conexão para Dresden. Ou seja, ele não vai poder me buscar no primeiro aeroporto (onde passarei pela imigração), só no segundo. Isso é um problema?

    Agradeço sua atenção e parabens pelo blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Que bom que gostou! Então, no modelo de carta que eu anexei no post, não fala sobre o seu grau de parentesco com ele, somente sobre a responsabilidade de ele te receber no país... Fique tranquila! Se seguir a risca esse post, vai entrar sem problemas!!!!

      Excluir
  2. Olá, tenho uma dúvida, sou "turista de primeira viagem"... podes me dar uma dica?
    Viajo para Munique-Roma-Barcelona, e meu voo de ida tem conexão em Lisboa. Pelo que entendi, faço imigração em Lisboa, certo? Bem, tenho tudo comprado, todos os comprovantes em mãos, EXCETO a reserva de hotel em Roma, pois ficarei hospedado na casa de um amigo. Isso pode causar algum problema na imigração? Será que preciso de uma carta convite, já que não tenho reserva de hotel em Roma?
    Obrigado e parabéns pelo blog!
    Rubens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, creio eu que não terá problema, mas por via das duvidas, é sempre bom ter a carta convite, ou o telefone do seu amigo, endereço etc, caso eles queiram confirmar!
      Mas sua imigração é feita em Lisboa sim! Espero ter ajudado!!
      Obrigada por ler meu blog, e boa viagem!! =)

      Excluir
  3. ola jade eu vou para alemanha com escala em portugal, meu namorado fez uma carta convite em aleemao e outra em portugues ja que passo por portugal sera que estao certa essa carta em portugues!
    fico no aguardo da resposta
    monique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique! As duas cartas são bem aceitas, tanto quanto em inglês! Desde que mostre os dados do convidado, da pessoa que convida, e o endereço da sua estadia!
      Desculpe a demora!!

      Jade

      Excluir
  4. Oi Jade,eu pretendo visitar meu namorado alemão em outubro, vou ficar 85 dias. Mas estou com a grana curta, basicamente só terei para pagar flight ticket e seguro saúde. Minha dúvida é: eu preciso mesmo comprovar que tenho os 50 € por dia? Porque na carta convite já vai constar que ele está se responsabilizando por todas as minhas despesas (alimentação, transporte, etc). Sendo assim, não sou como um turista comum que tem vários gastos. A imigração pediu para ver quanto vc tinha? ah também vou de KLM, escala em Amsterdã, então vou passar pela imigração que vc passou. Eles fizeram muitas perguntas?

    ResponderExcluir
  5. Oi Jade,eu pretendo visitar meu namorado alemão em outubro, vou ficar 85 dias. Mas estou com a grana curta, basicamente só terei para pagar flight ticket e seguro saúde. Minha dúvida é: eu preciso mesmo comprovar que tenho os 50 € por dia? Porque na carta convite já vai constar que ele está se responsabilizando por todas as minhas despesas (alimentação, transporte, etc). Sendo assim, não sou como um turista comum que tem vários gastos. A imigração pediu para ver quanto vc tinha? ah também vou de KLM, escala em Amsterdã, então vou passar pela imigração que vc passou. Eles fizeram muitas perguntas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não! Essa é a lei, mas nunca me pediram para mostrar dinheiro!!! Não fizeram nada nada de perguntas, soh pediram a carta e o passaporte!

      Excluir
  6. Ola. Gostei muito do seu blog. Parabens.
    Eu vivo na alemanha e quero que minha mae venha passar uns dias aqui comigo.
    Minha duvida è a seguinte:
    È obrigatòrio ela apresenrar um seguro de saùde pròprio para Europa?
    Agradeço desde ja sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! =) Sim, as empresas de seguro vendem o pacote próprio pra europa, que te assegura em 30.000 euros pra gastos medicos!!!
      Obrigada por ler meu blog! =)

      Excluir
  7. Ola. Essa carta convite precisa ser autenticada em algum orgão na Alemanha? Precisa de algum carimbo? Ou é só assinar e enviar? pergunto porque para alguns países há uma carta "oficial", sendo válido só o modelo retirado na prefeitura da cidade do anfitrião. Queria saber se a Alemanha não tem essa formalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não é necessário ser autenticada, mas precisa ter o numero do passaporte da pessoa que convidou. E essa pessoa tem que ser alemã! Não pode ser brasileira!

      Excluir
  8. Oi Jade,eu pretendo visitar meu namorado tem visto de estudante, brasileiro, vou ficar 15 dias. Mas estou com a grana curta, basicamente só terei para pagar flight ticket e seguro saúde. Minha dúvida é: eu preciso mesmo comprovar que tenho os 50 € por dia? Porque na carta convite já vai constar que ele está se responsabilizando por todas as minhas despesas (alimentação, transporte, etc). Sendo assim, não sou como um turista comum que tem vários gastos. A imigração pediu para ver quanto vc tinha? Sobre a carta convite você citou que só poderia ser escrita por um alemão, é isso? Alguém regular tbm pode escrever?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bem? Até aonde eu pesquisei, a carta convite precisa ser escrita por um cidadão alemão! Mas não precisa comprovar os 50 euros por dia não, em dezembro eu vim com 500 euros pra mais de 2 semanas e eles nem checaram! Pede pra algum amigo dele escrever, fica mais facil de passar na imigração! Vc conseguiu abrir o documento que eu postei o link? Caso não der certo, eu posso te passar o modelo por email!!

      Excluir
    2. Bom dia meninas,

      A carta pode ser feita por um brasileiro, se o mesmo estiver já com residencia e renda. Um exemplo é quem tem um namorado que está fazendo intercambio e quer visitá-lo o próprio namorado pode fazer a carta se responsabilizando pela hospedagem e alimentação. ;)

      Excluir
    3. Bom dia meninas,

      A carta pode ser feita por um brasileiro, se o mesmo estiver já com residencia e renda. Um exemplo é quem tem um namorado que está fazendo intercambio e quer visitá-lo o próprio namorado pode fazer a carta se responsabilizando pela hospedagem e alimentação. ;)

      Excluir
  9. Oi Jade, tudo bem? Em dezembro eu vou visitar meu namorado na Holanda e ficarei 42 dais. Vou fazer conexão na suiça. Vou levar tudo certinho, a carta, dinheiro, seguro viagem, passagem de volta.. minha dúvida é: eu falo que estou indo visitar meu namorado e alguns amigos ou apenas amigos?
    Fizeram muitas perguntas à você em relação ao seu ''amigo''?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fizeram nenhuma pergunta com relação a isso. Pediram meu passaporte e falaram: "você tem a carta convite?". Apresentei e passei. Mas acho que você deveria dar uma pesquisada maior, já que a Suíça não faz parte da união européia, e tem uma política de visto mais restrita!

      Excluir
    2. Certo.. mas você aconselha colocar na carta o relacionamento ou apenas o fato da pessoa ser responsável por mim? E caso me perguntem devo falar que somos apenas amigos ou posso falar namorado mesmo?
      São perguntas meio bobas mas estou com medo da imigração rsrs
      Obrigada pela atenção.

      Excluir
    3. Esse modelo que eu postei abaixo precisa ser digitado, assinado e mandado via correio pra vc pelo seu namorado!

      Excluir
  10. Achei o modelo padrão da carta convite! Não precisa colocar relacionamento, somente esse padrão aqui! Escreva desse jeito que dá tudo certo, foi esse que eu usei, em alemão e portugues!

    Modelo de Carta-convite



    Em alemão



    (Tua cidade), xx.xx.xxxx (Data)



    (Teu nome)
    (Teu endereco e telefone)





    Einladungsschreiben und Verpflichtungserklärung



    Ich, (Teu nome), deutsche Staatsbürgerin, ausgewiesen mit den Reisepass Nr. xxxxxxxxx teile hiermit jedem, den es interessiert mit, dass ich Frau (Nome da amiga), brasilianische Staatsangehörige, Reisepass-Nr. xxxxxxx, geb. xx.xx.xxxx, zu mir auf meine Kosten und Verantwortung für den Zeitraum vom (Data da viagem) eingeladen habe. Für den gesamten Aufenthalt wird eine Krankenversicherung für sie abgeschlossen. Weiter verpflichte ich mich gegenüber allen Behörden zur Übernahme aller Kosten, wie Unterkunft und Verpflegung.
    (Evtl.: Ich werde sie am Flughafen xxxxxxbei Ihrer Anreise erwarten und kann zu einer evtl. Problemlösung gerufen werden. Ich stehe zur Verfügung, sollten Unklarheiten bestehen, unter der o.g. Telefonnummer.)


    Mit freundlichen Grußen,


    (Teu nome)




    Em Português

    (Tua cidade), xx.xx.xxxx (Data)



    (Teu nome)
    (Teu endereco e telefone)



    Convite e declaração de compromisso



    Eu, (teu nome) , alemã, portadora do passaporte com n° xxxxxxxx, declaro a quem interessar, de que convidei a Srta. (nome da amiga), brasileira, número de passaporte xxxxxx, nasc. xx/xx/xxxx, aos meus custos e inteira responsabilidade. Durante a estadia como turista na Europa (data da viagem), ela terá assistência médica completa / seguro para turistas. Além disso me declaro responsável, frente a todas as instituiçoes, pelas demais despesas tais como hospedagem e alimentação.

    (Evtl.: Estarei à sua espera no Aeroporto de xxxxx na chegada à Alemanha, estando à disposição em caso de problemas ou dúvidas. Celular: xxxxxxxxxxxxx. )





    Cordialmente,





    (teu nome)

    ResponderExcluir
  11. Jade, o que te perguntaram na imigração e o que vc falou para eles?
    Falou que estava visitando seu namorado ou que estava visitando um amigo? Vc acha que pode haver problemas se disser namorado mesmo estando com todos os documentos certos?
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Da primeira vez eles nao falaram nada, só pediram o passaporte e tchau tchau! Mas eu ofereci, disse, estou indo visitar meu amigo, quer ver a carta convite?
      Seja beeeeeem tranquila, ofereca seus documentos dando confianca de q ta tudo certo com vc! Da segunda vez me pediram a carta, e eu tinha em maos, eles leram, me devolveram e carimbaram o passaporte! Nao haverá problema nenhum, se vc está com tudo certo, eles nao pegam no seu pé!
      Detalhe que minha entrada na imigracao foi por amsterdam, que é mais restrito que na Alemanha!
      Beijinhos!

      Excluir
    2. Ah, que bom saber disso! Eu estava muito preocupada rsrs
      Só estou com um pouco de dúvida sobre o que falar (se falo que vou visitar meu namorado ou apenas amigos, muitas pessoas falam que se falar namorado é deportação na certa! haha).Acho que chegando lá vou ser honesta totalmente mesmo, não sou muito boa mentindo haha
      Vou ter a carta da família dele me convidando, acho que isso vai ajudar bastante também :)
      Muito obrigada pela resposta!

      Excluir
  12. oi jade !VOU PRA ALEMANHA E GOSTARIA DE SABER SE O SEGURO DE VIDA É MESMO NECESSÁRIO OU NAO?E SE ESSA EMPRESA MONDIAL ADVENCE É REALMENTE SEGURA?eu vou ficar na casa de amigas,mais preciso de todas as informações possíveis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helysene, tudo bem??? Sim sim! é OBRIGATÓRIO. Sem ele voce nao entra no país! A Mondial vende online, e quando vc coloca que é pra Alemanha, automaticamente eles fecham o seguro Europa pra vc. Nao tem erro!
      Obrigada por ler o blog, qualquer coisa é só perguntar!

      Excluir
  13. Oi jade, tudo bem? Li umas perguntas que postaram por aqui e também tinha a mesma dúvida (se eu teria problema se falasse ''visitando namorado''). Vi que você disse que não haveria problemas mas também li que vc falou '' visitando um amigo''. Então queria saber se vc já falou que estava visitando seu namorado (usando essa palavra mesmo) ou sempre optou por dizer '' amigo''? E se sim, vc percebeu que eles ficaram mais desconfiados ao dizer namorado mesmo?
    Obrigada pelo seu tempo e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao, na verdade, o importante nao sao as palavras, mas sim o modo como vc fala, se vc se mostrar calma e confiante, tipo: "Ah, vou ali e ja volto!!!" eles nao vao pegar no seu pe, mas se ficar nervosa ou demonstrar algum comportamento suspeito, daí eles te enchem de perguntas! Mas foi como eu falei pro meu sobrinho que está vindo me visitar em dezembro: "Voce nao deve nada pra ngm, nao está fazendo nada ruim, entao nao tem o que temer! Quem nao deve, nao teme!!" hehehe

      Excluir
  14. Oi, Jade!
    Adorei seu post e, mesmo já tendo experiência em viagens, sempre fico apreensiva por entrar sozinha na UE. Dessa vez chego por Frankfurt. Os oficiais da imigração pediram para mostrar todos esses documentos? Vou levar tudo e mais um pouco (até certidão do local em que trabalho traduzida para o alemão,rs), é só pra eu estar preparada e ficar mais tranquila! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles nao pediram tudo nao, mas eu ofereci, alias, sempre ofereco... Pra mostrar confianca, sabe?? Mas se vc apresenta o comprovante de volta, a carta convite, ja da 100% de certeza de que vc vai voltar... Boa viagem!!! :)

      Excluir
  15. Como você com o telefone, vc fez algum plano aqui no Brasil que desse para usar o telefone e a internet na Alemanha? vc tem dica de algum plano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Aqui meu celular eh de conta, e antes disso, só usava wifi, mas a o2 tem chip pre pago, e a vodafone tambem, sao duas grandes empresas de telefonia. Quando chegar na cidade, já pode comprar um chip e usar! :)

      Excluir
  16. Jade, tenho uma dúvida. Meu namorado é brasileiro e mora na alemanhã, ele tem o visto tudo certinho, ele está fazendo faculdade na Alemanhã, e em março vou visitá-lo, ele pode me enviar a carta convite? pois vou ficar na casa dele esses dias que irei passar lá. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O que eu sei sobre, é que a carta precisa ser de um alemao, mas nao sei se vc teria problemas se ele escrever! Da uma ligadinha no consulado e pergunte!!
      Beijinho!

      Excluir
    2. Bom dia meninas, nesse caso o namorado pode sim escrever a carta, pois o mesmo tem a moradia e a alimentação garantida.

      Excluir
  17. Onde você foi para fazer o seu travel card? em qualquer agencia bancária se faz isso? obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Tudo bem?? Pode fazer numa agencia bancaria, ou numa casa de cambio! Eu acho que o melhor eh o visa travel card, pois ele é aceito em qualquer caixa eletronico!

      Excluir
  18. Ai Jade você acabou de salvar a minha vida, muito obrigada. Estava me sentindo super perdida planejando minha viagem pra Alemanha pra ver pra ver um pessoa também haha

    ResponderExcluir
  19. Jade, preciso de um conselho. to tão preocupada e com medo.. meu namorado me enviou a carta convite a mais de um mês mas não chegou. vou viajar em poucos dias. o jeito é pedir pra ele escanear a carta e mandar por email. vou fazer conexão em Frankfurt. vc acha melhor ele autenticar ou fazer algo assim num cartório alemão e então escanear a carta pra dar mais crédito a ela? Ajudaaa please!

    ResponderExcluir
  20. Oi jade!eu queria saber,que meu namorado é portugues.mais mora na alemanha ah dois anos.eu estou querendo visita ele lá.queria saber de vc se tem algum problema,ele manda a carta convite sem ser alemao.e a onde ele pode tira essa carta convite.

    ResponderExcluir
  21. Oi jade,estou querendo ir visita meu namorado na alemanha.ele ja mora dois anos na alemanha,mais ele é portugues.quero saber se issso tem algum problema ele manda a carta convite.e tambem em que lugar ele pode tira essa carta convite.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho que nao tem problema nao!! Ele precisa escrever uma carta em alemao e uma em ingles, falando o numero do passaporte dele, endereco na alemanha, nome completo, dizendo que ele se responsabiliza por voce na Alemanha, financeiramente e dará abrigo na casa dele, colocando tambem os seus dados! É super simples!!!
      Boa Sorte!!!
      Beijinho!

      Excluir
  22. Oi Jade,

    Desejo viajar para Alemanha com meu namorado, mas não conhecemos ninguem por lá, vamos a passeio mesmo, ficando no máximo 20 dias. A dúvida é se só posso entrar na Alemanha sem a carta de recomendação ou ela é requisito básico?

    Obrigado.

    Abraço
    Nayara

    ResponderExcluir
  23. Olá, Jade!

    Quero viajar para Alemanha com meu namorado, pretendemos passar 20 dias lá, mas não conhecemos nenhum cidadão alemão, vamos passear mesmo. A duvida é sobre a carta, ela é obrigatória ou podemos ir sem ela?

    Obrigado e parabéns pelo blog.

    Abraço

    Nayara

    ResponderExcluir
  24. Oi jade estou programando uma viagem para elemanha visita o meu namorado.ele que vai compra minha passagem numa agencia.queria saber se vende seguro saúde na agencia?se tem algum problema ele compra minha passagem é seguro saude,em uma agencia alemã.obrigada

    ResponderExcluir
  25. Minha dúvida é a seguinte. Quero saber se a carta de convite tem que ser assinada só pela pessoa que me convidou,ou por mais alguma autoridade local da Alemanha? Quero saber também,até quanto tempo posso passar lá? Minha intenção é ficar 4 meses... E se eu quiser me casar lá posso? Abçs Jade! Desde já agradeço por você está tirando muitas dúvidas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!! :) A carta convite é assinada somente pela pessoa que a escreve, e não precisa ser aprovada nem carimbada por nenhuma autoridade! É só uma cartinha com os dados da pessoa que se responsabiliza por vc, para vc apresentar somente na imigração! Como turista, vc pode ficar por somente 3 meses. Mais do que isso, vc precisa ter um visto para entrar na união européia! Pode casar sim! Só precisa juntar todos os documentos que eu listei também nesse blog, num post sobre casamento! Espero ter ajudado!!! Beijoooo!!!!

      Excluir
  26. Olá!

    Fui ver um pacote de viagem de 7 dias para eu e meu marido para berlim e depois fiz o mesmo orçamento por conta própria, no mesmo hotel, no mesmo mês e daria para economizar R$1300!! Só que estou com um pouco de receio de fazer sem a agência de viagens porque nunca fui a Europa e falo apenas inglês, não sei alemão. Que problemas posso ter para entrar e me virar lá? Só precisa desses documentos mesmo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum problema! Todo mundo em Berlim fala ingles, e viajar por conta propria vale muito mais a pena! Se vc for ficar em hotel, só apresente as reservas e nada de ruim vai acontecer!!! Aproveite Berlim!! :)

      Excluir
  27. Olá jade! Quais documentos necessário para se casar com uma alema,na Alemanha? Isso eu estando autorizado a passar lá somente 3 meses.

    ResponderExcluir
  28. Olá jade! Eu vou para a Alemanha,como turista. Se eu quiser me casar lá,quais documentos eles vão me pedir? Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oieee! Isso eu explico nesse post aqui! Da uma olhada! http://jadona.blogspot.de/2013/10/e-eu-vos-declaro.html

      Excluir
  29. Oiii1 Gostava de ir para a Alemenha estudar e trabalhar mas tenho 16 anos.
    Posso ir sozinho no avião?
    O que é preciso de documentos para lá?
    o que é mais importante para a viagem?

    ResponderExcluir
  30. Oiiii!
    Quero ir para a Alemanha estudar e talvez trabalhar mas tenho 16 anos mas preciso de saber umas questões
    Posso ir sozinho no avião?
    o que é necessário para a viagem?
    Que decumentos são necessários?

    ResponderExcluir
  31. Olá gostaria de saber o que é necessário para ir pra lá estudar alemão? Eu e meu esposo queremos ir juntos ficar pelo menos uns 5 anos estudando, os mesmos procedimentos para turismo é similar para estudantes? É necessário carta para estudantes? Como faço?

    ResponderExcluir
  32. Oi jade tudo bem? Eu gostei muito do seu blog, e me identifiquei muito com você, porque já conheço um alguém pela internet a anos, é um amor virtual quando parece que ele me esqueceu e que eu já esqueci ele, tudo volta a vontade dele de vir até o Brasil e a minha de ir até a Alemanha, ele mora em Frankfurt e se eu fosse para lá iria ficar na casa dele, ai Jade não sei o que fazer se eu tivesse o dinheiro necessário eu iria para lá esse ano em Julho, mais está complicado não estou trabalhando, me adiciona no face chris.thuthuka@yahoo.com.br, quem sabe assim não podemos conversar mais, preciso saber mais o que eu faço para ir para lá...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Vou viajar para a Alemanha por duas semanas, já tenho a passagem de ida e volta e paguei o seguro certinho, mas não sabia nada sobre essa carta convite. Ela é obrigatória para entrar na Alemanha?

    ResponderExcluir
  34. OI Jade!!Vou visitar uma amiga que mora na Alemanha, o marido desta amiga vai mandar a carta convite por fax.Gostaria de saber qual o valor minimo que devo possuir para apresentar na imigração?
    Desde já, muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  35. Oi jade dúvidas eu estou me preparando para viajar para alemanha pela primeira vez com minha filha de 6 anos eu vou com turista mais estou indo na verdade para me casar na carta e preciso ele cita minha filha ehh mais uma duvida e preciso eu comprova renda? E carta tem que ser em escrita manualmente ou digitalizada ?

    ResponderExcluir
  36. Oi.. essa carta convite precisa ser necessariamente enviada pelo correio ou pode ser scaneada?

    ResponderExcluir
  37. Boa noite,
    Estou indo para dresden em agosto, mas meu voo sai de salvador e faz conexão em Lisboa e de lá vai para Berlim e de lá vou pra dresden de trem.
    Minhas dúvidas são:
    Ficarei na casa de uma amiga, a carta tem que ser autenticada? Paga algo? Pode ser enviada por e-mail?
    A imigração faço em Lisboa?
    A passagem de trem de berlim-dresden tenho que comprar logo pelo site? Ou posso comprar na hora?

    ResponderExcluir
  38. Oi Jade, muito bacana seu blog, super útil! Queria tirar uma dúvida com você: vou viajar pra Polônia para passar 20 dias, porém, vou de São Paulo a Berlim, e em Berlim uma amiga polonesa vai nos buscar no aeroporto, e vamos por terra até a Polônia no mesmo dia, dessa forma não vamos ficar em Berlim. Pergunto: A carta convite de estadia na Polônia é aceita pela Imigração em Berlim? Outra dúvida: se houver escalas no trajeto São Paulo- Berlim (por exemplo: Roma ou Lisboa), é necessário apresentar essa carta nessas escalas? E o quantia mínima de dinheiro exigida é verificada em cada escala? (ou só no destino final?). Abraços!

    ResponderExcluir

Falaew!