sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Bergisches Land...


Ou como eu apelidei “The Teletubbies Land”, Bergisches Land é o nome de uma região do estado da Renânia do Norte-Vestfália, constituída por mais de 40 cidades e vilarejos, como Wuppertal, Bergisch Gladbach, Wipperfürth (cidade do Roman), entre outras.
Bergisches Land é essa área verde no mapa!
Grama verde, colinas, vaquinhas no caminho entre as cidades, muita segurança (a última ocorrência policial de Wipperfürth foi há 3 anos atrás!!), essa região é perfeita pra quem busca qualidade de vida. Fiquei o resto das minhas férias em Wipperfürth, e visitei alguns lugares legais da região... Vou posta-los aqui hoje para finalizar os acontecimentos das minhas férias de abril.

**Bergisch Gladbach**
Bergisch Gladbach é uma cidadezinha que fica a meia hora de Köln, típica cidade do interior em desenvolvimento, sabe? Tem um centro comercial, uma estação de trem, e um terminal de ônibus com destino a todos os vilarejos da região.
Prédio da prefeitura de Bergisch Gladbach
Igreja da praça central, fica do lado da estação de trem

 -O que ver em Bergisch Gladbach?
Eu não vi muita coisa, na realidade... usei a cidade como conexão para Köln, e para a Altenberg Dom, que vou postar a seguir. Mas adorei o lugar, tem um shopping bacana, com várias lojas legais (H&M, Esprit, e outras lojas de roupas, uhuuull), e creio que vou conhecer um pouco mais de lá agora em dezembro. Me acompanhem, hehehe..


Tudo limpo e organizado!!
**Altenberg Dom**
Fica a uns 15 minutos de Bergisch Gladbach. Eu e o Roman pegamos um ônibus, e de lá tivemos que andar por uma estrada (com mato por todos os lados) para chegar até esse lugar. É um mosteiro bem antigo, típico turismo católico, mas a Dom é APAIXONANTE!!! É uma construção gótica de 1133, imensa (como deve ser), e que se situa no meio do campo aberto! Você olha ao redor e vê colinas, grama, vaquinhas e a estrada! Na volta, pegamos um taxi, deu em torno de 15 euros até o terminal de ônibus novamente. Barato, né? E os taxis lá são padronizados, todos são Mercedez brancas, e os taxistas usam um uniforme semelhante a de um chofer!! Me senti uma “Lady” naquele lugar! (aham.. sonha, Jade!!)
Entrada da Dom
Órgão da Dom
O mosteiro. Únicas construção ao redor da catedral

Cadê a Jade??? hahahahahah

Fico imaginando esse lugar no inverno, com neve por todos os lados!!!

**Wipperfürth**
Wipperfürth é a cidade mais antiga de Bergisches Land, fundada em meados de 1130. Tem um mini terminal de ônibus, alguns mercados, várias feiras medievais ao longo do ano, e uma praça central com vários barzinhos. Para um vilarejo, posso dizer que é muito mais desenvolvida do que muitas cidades do Brasil! Tudo limpo e seguro, me apaixonei!!

Lá não tem muitos pontos turísticos, então aproveitamos para eu me acostumar com a cultura alemã no dia a dia. Cozinhamos, fomos ao mercado, ao bar, saímos com os amigos e conheci muita gente legal =) Aprendi a pedir cerveja e a xingar em alemão.. hehehe
Eu, Roman e nosso amigo, Krishan no Platz 16, um bar no centro de Wipperfürth
Grandes bolsões de estacionamento, aberto e super seguro
:)
Uma das nossas jantinhas! hehehe
Aspargos fritos enrolados com presunto, batatas e molho holandês! DELICIA!!!
 Fizemos o dia do Brasil lá, ensinei o Roman a fazer feijoada e caipirinha de limão e morango. Chamamos 4 amigos que adoraram a comida!!!

**Schloss Burg**
Schloss Burg é um castelo situado na cidade de Solingen, há uma meia horinha de Wipperfürth de carro (dessa vez fomos de carro), e é a maior reconstrução de um castelo na região da Renânia do Norte. Fiz o Roman me prometer que me levaria a um castelo, e lá fomos nós.. Estava muito empolgada e adorei! Fizeram um “retrofit” no castelo, restauraram por fora, e, por dentro, o adaptaram para um museu!
Por dentro do pátio do castelo
 
Reparem minha cara de criança feliz!
Armaduras
Antes de entrar no museu
Um dos lados do castelo tem vista para uma igreja e um cemitério católico
No museu, você encontra desde antigas e enormes bíblias manuscritas, a utensílios domésticos medievais, maquetes do vilarejo e armaduras originais de batalhas!!!!
Interior do castelo
Tadinho do Teddy!! hehe
Maquete do castelo
O castelo fica bem próximo de residências e comércios da cidade.. Imagine acordar e dar de cara com isso???? =D

Entrada do castelo
Nós, do lado de fora do Schloss Burg

Bom, fora isso, fomos a outra vila chamada Kürten, onde os pais e avós do Roman moram. Eles fizeram um almoço típico alemão, muuuuuuuito bom, e se esforçaram para conversar comigo em inglês, pois naquela época, eu não sabia nada além de “Danke”, “Bitte” e “Bier”. Vamos passar o natal lá com eles, e dessa vez, espero conseguir conversar em alemão também!!!

Gostaram de Bergisches Land?

Novidades estão por vir, logo logo vou postá-las!!!

Bis Bald!!!

 

Ps: 20 dias!!!!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Um pouco sobre Köln, e a ansiedade...

Creio que a pior parte do planejamento de uma viagem é quando tudo está pronto, e só te resta esperar, e esperar...e esperar!!!!!

Acordo, vou ao trabalho, converso com meu namorado pelo Whatsapp. Estamos contando os dias desde que nos despedimos dia 23 de abril... Chego do trabalho, ligamos o skype, e na hora de dormir, sempre lembramos que aquele não é um dia a mais que estamos separados, mas sim, um dia a menos até o nosso reencontro.

Nunca fui o tipo de pessoa romântica (muito pelo contrário, tinha alergia do assunto "casamento, filhos, alma gêmea, etc"), mas a sorte bateu na minha porta e disse: "Você vai viver um romance, acostume-se com a idéia!!", então cá estou eu.. hehe

Enquanto o dia de arrumar as malas não chega (aliás, vou escrever sobre isso em breve, muitas blogueiras me ajudaram com seus posts sobre malas), resolvi relembrar um pouco da minha viagem pela Alemanha, começando por Köln, pois foi lá que desembarquei, e que encontrei o Roman pela primeira vez... :)

**Köln, Colônia, Cologne...**

Köln é a maior cidade pertencente ao estado da Renânia do Norte-Vestfália. Fica no oeste do país, e próximo de outras cidades famosas, como Dusseldorf, Wuppertal e Bonn. Fundada por romanos, ela foi praticamente destruída na Segunda Guerra Mundial, e somente a sua Catedral se manteve intacta.

Quando cheguei em Köln, Roman me buscou no aeroporto, e de lá, fomos para um hotel chamado Grand City Hotel, da rede Best Western. Ótimo hotel, localizado bem na estação central, e os quartos têm uma sacada com vista para a Dom (catedral). Deixamos nossas coisas lá e resolvemos sair um pouco, pois ele queria me mostrar um pouco da cidade, e sabia que, como arquiteta, viciada em catedrais góticas, eu iria ter um ataque ao ver a Dom de perto...

E não é que ele estava certo?? Quando cheguei na praça principal, arregalei meus olhos e não conseguia me conformar com o tamanho daquela catedral!! Era, pelo menos 5x maior que a catedral da Sé!!!!! Ela é tão grande, que sua torre pode ser vista por qualquer lado da cidade. Se você se perder, olhe para o alto, siga a torre da Dom e vc se acha rapidinho!!!







 
O Roman mora numa cidade próxima de Köln, mas nunca tinha procurado fazer os programas turísticos da cidade antes, então usamos os outros 3 dias para passear e descobrir as coisas legais de lá..

A torre principal da catedral é aberta para visitas, são 506 degraus até chegarmos lá em cima. Paramos várias vezes, pois eu perdia o fôlego fácil (sedentária que sou), mas quando chegamos ao topo, vimos que valeu a pena o esforço...


Dá pra ver a cidade inteira de lá de cima!
Eu e o um dos sinos enormes da Dom

Köln é considerada uma cidade santa, fomos à um museu chamado "Câmara dos Tesouros", aonde, diz a história, que parte dos tesouros de lá pertenceram a um dos 3 reis magos, e os restos mortais deles, estão em relicários, também nesse museu!

Foto retirada do site oficial, pois lá é proibido fotografar!

A cidade foi feita às margens do rio Reno, e, seguindo a linha do rio, eles fizeram um parque linear, com ciclovia, e muita área verde! Um projeto urbanístico muito bem planejado. Além disso, no rio, eles têm passeios numa espécie de escuna, você pode ir até Dusseldorf e voltar de barco, mas não fizemos isso, pois levaria muito tempo!



Rio Reno...

Ciclovias em todos os lugares!!

**A Ponte de Köln e "The lockers of Love"**

Todos que conhecem Köln, ao ouvir falar sobre, se lembram automaticamente da vista mais marcante da cidade, a ponte!
Ela foi reconstruída após a Segunda Guerra, e é somente utilizada por trens, pedestres e ciclistas. Assim como em Paris, os casais apaixonados escrevem seus nomes em um cadeado, prendem ele no guarda corpo da ponte, e jogam a chave no rio Reno, para eternizar o amor dos dois. Não é lindo??? O meu não está lá.. ainda.. hehe

A Ponte e a Catedral, cartão postal da cidade
Lockers of love! Não é lindo???

A gente, do lado da ponte..

**Pantanal e o Brasil em Köln**

Nós tínhamos pesquisado sobre restaurantes brasileiros em Köln, e encontramos uma churrascaria rodízio chamada "Pantanal". Decidimos ir jantar lá, bem decorado, todos os garçons eram brasileiros ou portugueses. O Roman ficou encantado por picanha, comemos demais e tomamos Brahma (Jade vai pra Alemanha e toma brahma, que beleza hein Jade???). Enfim, estávamos lá nos empanturrando, quando o garçom veio servir. Ele olhou pra minha cara e disse:
-Você é Brasileira né?!
-Err... sim! -minha cara de latina não nega
-Então vou te trazer uma picanha no capricho!!
-Ebaaa!!!!!

Daí estávamos quase acabando, quando, de repente, as luzes se apagam, tambores começam a tocar, e 4 MULATAS SEMI NUAS SURGEM SAMBANDO NO MEIO DAS MESAS!!!!!!
"Ô coisinha tão bonitinha do pai" começa a tocar loucamente, e eu vejo o rosto do meu namorado ficando vermelho de vergonha!!! Restaurante brasileiro no exterior sem show de mulatas, não é brasileiro!!!
Na volta, nos perdemos! Olhamos para o céu e seguimos a torre da catedral. No meio do caminho eu vejo uma lojinha com bandeirinhas do Brasil que dizia: "Supermercado do Brasil"!! Acreditam nisso??? Conversamos com a dona da loja, uma brasileira super simpática, e levamos para casa farofa, feijão preto e pão de queijo!!

Não tirei foto, mas essa é a fachada do restaurante!


**Chocolaaaaate!!!**

E para fechar com chave de ouro, Köln tem o Museu de Chocolate LINDT!!!! LINDT!!! OH MEU DEUS!!!!!
O lugar conta a história do chocolate no mundo e na Alemanha, e, além disso, lá se encontra UMA FÁBRICA DE CHOCOLATES E UMA OUTLET DA LINDT COM TUDO MAIS BARATO!!!!!
O resto da história se conta pelas fotos a seguir:

O museu fica de frente pro Rio Reno também!
Com um hall de vidro com vista para a cidade!!
Uma fonte de chocolate que você pode comer o quanto quiser!!
<3 p="p">
Vitrine de chocolates da outlet
Cerveja de chocolate!! O_o
Caixa de bombons dos nazistas!!!

Óbvio que eu fiz minhas comprinhas!!!!


Gostaram de Köln?? Definitivamente vale a pena conhecer, né??? :)




Bis bald!!!


Ps: 24 dias!!!!